5 Factores para Optimizar o Ranking dos Vídeos no Youtube

Sabia que é possível optimizar um vídeo da mesma forma que optimizamos uma página na web? O processo não é idêntico, contudo alguns factores chave são essenciais para posicionar o seu vídeo no Youtube. Por ordem de importância, estes são os principais influenciadores do ranking de um vídeo no Youtube:

seo-para-youtube-dicas-para-otimizar-seus-videos

1 – Meta Data [Título, descrição e tags]

Os títulos, as descrição e as tags formam o top 3 dos grandes influenciadores do ranking dos vídeos no youtube. Como acontece na optimização das páginas da web, as palavras-chave devem ser colocadas no início do título.

Nas descrições deve colocar informação sobre a sua organização para que o utilizador navegue facilmente através das suas restantes redes sociais. Do Youtube consiga ir até ao facebook e do facebook até ao seu website.

As tags são importantes pois são palavras-chave que o ajudam a ser encontrado tendo em conta a pesquisa que é feita por um utilizador. Neste caso, se fazemos upload de um vídeo sobre uma review de um  Samsung S7 Edge, algumas das tags serão: Samsung, Smartphone, samsung s7 edge, best smartphone, S7 Edge, entre outras.

Youtube ranking factors

 

2 – Qualidade dos Vídeos

Vídeos que tenham uma qualidade HD ou superior, neste caso 4K, serão privilegiados, uma vez que são aqueles que se acredita que os utilizadores procurem. Todos os vídeos com qualidade inferior a HD podem ser confundidos como ruído o que aumentará o número de dislikes no canal, e que por sua vez irá diminuir o seu ranking.

youtube video quality

 

3 – Visualizações, Likes & Partilhas 

O ranking dos vídeos no youtube é também afetada pelo número de visualizações, likes, e também dislikes (de forma negativa) e pelas partilhas pelos restantes utilizadores, o que nos diz que o vídeo tem a qualidade e informação pertinente de ser partilhada. Contudo, publicar um vídeo no seu canal não deverá apenas passar por fazer o upload e preencher todos os campos necessários. Deverá existir uma estratégia de partilha:

  • Nas suas restantes redes sociais;
  • Colocar no seu website ou loja online;
  • Produzir parcerias para partilhar o vídeo em sites e blogs relacionados com a temática.

Frank Medrano

 

4 – Thumbnails

Para cada vídeo há uma opção disponível de utilizar um thumbnail que poderá ser criado de raiz por si ou utilizando um dos que é gerado automaticamente no momento de upload do vídeo (pré-definido pelo Youtube). Este thumbnail deverá respeitar os 640 x 360 e os 16:9, além de que deverá ser explícito daquilo que irá tratar o vídeo e deverá captar a atenção do utilizador, no momento em que o mesmo escolhe qual dos vídeos poderá responder melhor à sua questão ou dúvida. Deverá causar interesse e de fácil leitura.

youtube thumbnails

 

5 – Anotações & Cards

As anotações são uma das funcionalidades disponíveis pelo Youtube para se criarem Call-to-action para captar uma lead, gerar uma venda ou uma subscrição. Através desta funcionalidade é possível enviar os seus seguidores para outros vídeos, pedir-lhes para subscrever o seu canal, encaminha-los para o seu website, ou até mesmo sugerir que deixem um like no seu vídeo. Poderá ver um bom exemplo disso na imagem abaixo.

youtube annotations

 

Os cards é uma das funcionalidades mais recentes do Youtube que estão pensadas para mobile, uma vez que as anotações não são mobile-friendly. Através destes poderá criar call-to-action para visitar outros vídeos, artigos do seu blog, ir para a sua loja online, contudo não poderá usar os mesmos para colocar um link para subscrever o seu canal. Um bom exemplo de um pedido de ação para uma venda é o que se pode ver na imagem abaixo.

youtube cards

Apesar de não implicar, diretamente, consequências a nível de ranking, o branding nos seus vídeos é muito importante, pelo que poderá criar uma marca de água em todos os seus vídeos para que possam ser facilmente identificados por quem os encontre de forma aleatória, numa rede social ou através de uma pesquisa mais geral.

Se gostou deste artigo e pretende saber mais sobre social media marketing, acompanhe mais dos meus artigos e deixe o seu like na minha página do Facebook aqui!

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *