5 Dicas para Vender usando o Youtube

       Sabemos que a cada ano que passa há uma nova revolução na web e 2016 poderá  ser, certamente, o ano do vídeo. O que quer dizer que se estamos a falar de vídeo também temos que temos que falar de Youtube! Esta é, sem dúvida, o maior social media destinado exclusivamente a este tipo de conteúdo. É cada vez mais evidente que as marcas estão a apostar na criação de canais diferenciados e que transmitam o que é a sua marca. Na imagem abaixo podemos sentir o poder de sucesso que tem esta rede social, ou não fosse o segundo maior search engine da internet.

Youtube statistics

Todos os que possuem uma conta de email da google, são automaticamente utilizadores do YouTube, pela ligação que existe entre a conta do gmail e esta rede social. Os millennials (nascidos desde 1982) são os que mais valorizam esta rede social, porque muito provavelmente reconhecem o seu valor.

Mas como pode a sua marca tirar todo o proveito desta rede social e impulsionar as suas vendas? Não há fórmulas milagrosas, mas com estas 5 dicas estará, certamente, a melhorar a sua performance, a curto prazo:

 

1 – Personalize o seu canal

Um canal personalizado, e de forma profissional, será mais receptivo a receber novos seguidores, que não conhecem a sua marca, e procuram aquilo que possivelmente tem para oferecer. Coloque o seu logótipo na zona do ícone do canal, crie um banner personalizado para colocar no topo do seu canal, que funcionará exatamente como tem no Facebook e Twitter, mas com medidas diferentes. Além disso, personalize o URL do seu canal para algo que seja fácil e intuitivo de partilhar e, claramente, alusivo à sua marca. Contudo para personalizar este URL o seu canal terá que preencher um mínimo de requisitos:

  • Ter um mínimo de 500 subscritores;
  • Ter mais de 30 dias desde a criação;
  • Ter uma foto no ícone do canal;
  • Ter um banner no canal.

youtube banner

2 – Palavras-chave do canal e o País

As palavras-chave que defina para o seu canal serão muito importantes para o resultado de futuras pesquisas e para o que irá mostrar aos seus seguidores, e futuros seguidores, quando estes procurarem mais informações sobre o seu canal. Se tem um canal ligado a jogos online (gaming), as palavras-chaves devem incidir em palavras relacionados com isso mesmo: gaming, jogos online, online games, digital sports, entre outras.

O país também será importante. Se o seu conteúdo estiver, por exemplo,em português, necessita de colocar o seu país de destino corretamente. Neste caso, provavelmente seria Portugal ou Brasil. Caso o seu conteúdo se destine a vários países, utilizando a língua inglesa, provavelmente não terá sentido preencher este campo, pois não conseguirá seleccionar várias alternativas.

 

youtube channel country

 

3 – Descrição do canal

A parte inicial de impulsionar a criação de um canal é a mais difícil, pois é desconhecido, o conteúdo é pouco e poucos são aqueles subscrevem um canal dando-lhe o benefício da dúvida. Deste modo é fundamental que dê toda a informação necessária para que o seguidor/utilizador se interesse pelo que estará para vir no seu canal. Deste modo, deverá preencher a informação disponível na secção about me sobre o propósito do seu canal, o tema principal e o que pretende atingir.

Não se esqueça que nessa mesma secção tem a informação disponível sobre as hiper ligações das restantes redes sociais, website e loja online, para onde poderá encaminhar o utilizador.

description youtube channel

 

4 – Encaminhe para o seu canal

Como faz com a sua página de Facebook, a conta no Twitter ou a sua página no Instagram, não se esqueça de reencaminhar o seu público para o seu canal de Youtube. Poderá colocar esta informação na sua assinatura de e-mail através de uma imagem, no “sobre mim” do seu Facebook, bem como nas restantes redes sociais, e acima de tudo, no seu website ou loja online. Se o seu objetivo é colocar os utilizadores a visualizar os seus vídeos para os levar a uma ação, este poderá ser o caminho certo para si!

 

5 – Página Principal do canal

A página principal é a primeira que irá aparecer aos seus seguidores e/ou futuros seguidores quando entram no seu canal. Deverá utilizar a opção de “featured video feature” que irá permitir que use um vídeo principal na sua página principal. Este vídeo poderá ser a porta de entrada para a sua “casa”, logo é essencial que resuma aquilo que é o seu canal, o seu serviço, aquilo que pretendia transmitir a alguém que se encontrasse à sua frente e lhe fizesse a pergunta: “sobre o que é este canal?”.

Além disso, terá a possibilidade de colocar listas de reprodução nesta página principal. Essas listas de reprodução agregam vídeos com algo em comum (ex: jogos de ação, jogos de desporto, entre outros). Quanto mais listas de reprodução diferenciadas tiver na sua página principal, maior será a possibilidade de interesse por parte dos seus seguidores. Poderá criar listas de reprodução para os vídeos mais visualizados, por exemplo. O principal objetivo é que apresenta conteúdo de interesse, e que seja o que os seus seguidores procuram. Não se esqueça que quem ordena o conteúdo é o seu público-alvo!

 

Se pretende saber mais sobre Youtube Marketing acompanhe o meu próximo artigo disponível na próxima semana sobre Video Ranking Factors no Youtube. Para mais artigos relacionados com social media, poderá seguir a minha página de Facebook, bem como os meus restantes artigos disponíveis nesta minha página.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *