5 Dicas Simples para Criar um Vídeo Viral nas Redes Sociais

Se está a pensar apostar no vídeo, acredite em mim, este é o ano ideal para começar e ir a tempo de apanhar o comboio. 2016 vai ficar marcado pelo ano em que os vídeos se tornam cada vez mais virais e o video marketing ganha cada vez mais destaque entre as empresas. Os vídeos são mais apetecíveis entre as diversas audiências, mas isso não é surpresa nenhuma, pois certamente que também aprecia mais o um vídeo do que uma foto ou um texto, não?

Dicas Para Videos Virais Marketing

Criar vídeos é uma tarefa fácil, pois só precisa de uma câmara fotográfica, que estão a um preço acessível a todos, e de um tripé, o que também é fácil de arranjar por menos de 15 euros e que tornará os seus vídeos muito mais profissionais. Mas isso não é tudo. Para criar vídeos virais é preciso criar algo que seja do interesse do seu público, precisa de, acima de tudo, tocar os seus sentidos, quer seja um vídeo de prevenção contra a sinistralidade rodoviária, a pobreza, bem como um vídeo de humor. Mas isso não é tudo, lembre-se disso. Para o ajudar na criação dos seus vídeos, deixo-lhe 5 dicas fundamentais:

1. Curto

Vídeos de curta duração tem um número de visualizações maior, pois reter a atenção de um indivíduo para um vídeo de 1 minuto, é mais fácil do que para um vídeo de 5 minutos. Ou porque agora não tem tempo, ou porque agora não tem paciência e disposição para o ver, e isto leva a que o grave para ver mais tarde (algo que pode nunca acontecer).  Por isso, foque-se e criar vídeos curtos, e quanto mais curto melhor, mas não se descuide do essencial, o contexto.

 

2. O início do vídeo

Os primeiros segundos são os mais importantes, e por isso não devem ser aborrecidos. Lembre-se que é nestes primeiros segundos que deverá apresentar ao seu público o tema principal do seu vídeo. Aguce-lhes o apetite com algo arrojado, provocador e que lhes desperte interesse para o final.

 

3. Imagem de Apresentação

Estes vídeos vão ser publicados diretamente nas suas redes sociais, pois assim serão considerados orgânicos e o seu alcance será melhor! Se é isto que pretende, é isto que irá ponderar fazer. Assim que colocar os seus vídeos nas redes sociais, foque-se em escolher uma imagem de apresentação do vídeo forte, que será o início do filme. Algo que mostre o seu profissionalismo e aquilo que poderá cativar os seus seguidores a carregar no “play”.

 

4. Seja Informativo

Todas as pessoas gostam de um vídeo interessante, que os cative e que os surpreenda, mas o que todos gostamos é de aprender algo novo, porque isso é algo que acrescenta valor aos olhos do seu público e que os levará a passar a palavra, neste caso compartilhar o seu trabalho. Um exemplo de vídeos virais é o Tasty, por exemplo, que cria vídeos curtos com receitas simples e deliciosas. Existe apenas desde 2015 e já conta com quase 50 milhões de subscritores. Incrível, não?

 

5. Seja Seletivo

Claro que, acima de tudo, queremos o maior número de visualizações possíveis, e muitas vezes temos tendência a partir o vídeo com todos os que nos rodeiam. Talvez isso não seja totalmente errado, mas acredite que não está 100% correto. Certo conteúdo está destinado para um certo tipo de público, e será esse o público, os seus seguidores e aqueles que acreditam no que diz, que irá compartilhar a sua informação. Por isso, seja seletivo e faça com que essa informação chegue a esses públicos e só depois, se tiver tempo, é que poderá pensar em repassar a mensagem aos demais. Seja seletivo e tenha prioridades, pois se o vídeo for do agrado do seu público, a partilha atrás de partilha levará a que o seu vídeo chegue a “todos”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *